Roteiros
Itália
Conhecer a Itália é um sonho para muitos brasileiros. O país reúne diversas atrações, como monumentos históricos, praias belíssimas, paisagens naturais e cidades encantadoras. Para quem consegue alcançar o objetivo de visitar essa terra, pode ser até difícil decidir para quais cidades ir durante a estadia na Itália.
Destaques
Milão
Milão, que fica no norte do país, é conhecida como uma capital mundial da moda e do design. Ela é a segunda maior cidade da Itália e nela se encontra o centro financeiro do país. Além disso, Milão é cheia de monumentos históricos, obras de arte e restaurantes com pratos deliciosos.
Quando estiver na cidade, você não pode deixar de visitar a Piazza del Duomo. Essa é a principal praça de Milão, onde há várias lojas, restaurantes, o monumento Equestre de Vittorio Emanuele II e ainda a Catedral de Milão, que é a terceira maior igreja do mundo. Muitos turistas ficam encantados com a estrutura da Catedral e não tem como não ficar!
Outro ponto interessante para conhecer, ainda mais se você for um apaixonado por moda e história, é a Galeria Vittorio Emanuele II. O local é considerado o shopping mais antigo do mundo (foi construído no século XIX) e hoje ele reúne diversas lojas e restaurantes. A Galeria e a Catedral ficam, praticamente, lado a lado. Então, é fácil de conhecer ambos os lugares no mesmo dia.
Se você quiser ver uma das fabulosas obras de arte que se encontram em Milão, não se esqueça de ir à Basilica di Santa Maria delle Grazie. Lá está A Última Ceia, uma das pinturas mais famosas de Leonardo da Vinci. Em Milão, você ainda consegue passear por castelos, mais praças, visitar um estádio de futebol e fazer muitas compras!
Roma
A capital da Itália dispensa apresentações. Cheia de gente e símbolos históricos, ela encanta milhares de turistas todos os anos. Caso escolha visitar Roma, lembre-se de levar sapatos confortáveis nessa viagem, porque boa parte dos passeios é feita a pé.
Vamos citar os principais pontos que você deve conhecer, mas não deixe de prestar atenção nas ruelas e praças da cidade que encantam tanto quanto as atrações turísticas.
O Coliseu é uma parada obrigatória para quem vai à Roma. Ele é uma das atuais Maravilhas do Mundo e fascina os turistas com sua grandeza. Quando sair dali, você já pode ir direto para o Fórum Romano, que abriga ruínas do centro comercial e político da Roma Imperial.
A Fontana de Trevi e o Vaticano são outros dois pontos que são interessantes, caso ainda haja espaço na sua agenda. Na primeira é uma tradição jogar uma moedinha para garantir que o viajante voltará à Roma. No segundo, há diversas atrações, como a Basílica de São Pedro, a Praça São Pedro e alguns museus.
A dica para todos esses passeios em Roma é: tente chegar cedinho. Assim, os locais estarão menos cheios.
Florença
A principal cidade de Toscana é um paraíso para os apaixonados pelas artes. Ela possui vários museus, que abrigam obras de Leonardo da Vinci, Rafael e Botticelli. Caso queira ver essas e outras artes de perto, visite a Galeria Uffizi e a Dell’Accademia.
Conhecer a Basilica di Santa Maria del Fiore, um dos grandes símbolos da cidade, também é um passeio imperdível. Essa igreja, que é a catedral de Florença, tem uma arquitetura impressionante e é considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Cruzar a Ponte Vecchio é outra atividade emocionante para realizar em Florença. Vários casais apaixonados colocam cadeados nesse ponto turístico, que resistiu às bombas da Segunda Guerra Mundial, como um símbolo de que ficarão juntos para sempre. Além de ver a beleza da ponte e do Rio Arno, você ainda pode ir às lojas da região e assistir aos espetáculos dados por artistas de rua.
Florença possui mais atrações turísticas, como a Piazzale Michelangelo e a Piazza della Signoria, e muitas delas são bem próximas. Sendo assim, você consegue conhecer boa parte da cidade a pé.
Veneza
Famosa por suas águas e passeios de gôndola, Veneza é um local encantador. Quem vai para a cidade realmente deve fazer um passeio de gôndola, porque é uma maneira apaixonante de conhecer a maior parte dos pontos turísticos do lugar.
Depois de ter essa experiência única, você pode ir a pé à Ponte di Rialto. Ela é um meio de travessia do canal da cidade, que se tornou um marco, por sua idade e importância. Feita em 1588, até hoje ela une duas ruas cheias de lojas e bastante movimentadas.
A Piazza San Marco é outra parada obrigatória para os turistas. Ademais de admirar a beleza da praça, nela você consegue visitar vários lugares interessantes, como a Basílica de São Marco, a Torre do Relógio, o Palazzo Ducale e a Campinale.
Costa Amalfitana
A Costa Amalfitana, que fica no sul da Itália, é formada por 13 cidades que possuem paisagens incríveis. Com apenas 50 km de extensão, ela tem as mais belas praias e águas do país. Alguns cenários da Costa Amalfitana são tão maravilhosos que nem parecem de verdade!
As cidades mais conhecidas da região são: Amalfi e Positano. Elas são muito procuradas por casais que desejam passar a lua de mel em um paraíso. Em Amalfi, as principais atrações são a Catedral, as ruas e os barcos que partem para a Costa.
Já em Positano, as casinhas charmosas no morro, os monumentos religiosos e a Grotta dello Smeraldo dão um toque especial e maravilhoso para a cidade. A Grotta é uma caverna muito visitada por suas águas verdes e azuis turquesas. É o passeio que você não pode perder, caso vá para a Costa Amalfitana.
Esses são apenas alguns dos lugares encantadores desse país que respira história, arte e possui paisagens deslumbrantes.
Esses são apenas alguns dos lugares encantadores desse país que respira história, arte e possui paisagens deslumbrantes. Depois de conhecer mais sobre esses 5 destinos imperdíveis na Itália, já decidiu quais vai visitar em sua viagem?